sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O câmbio também tem vazamento de óleo

Percebeu uma mancha de óleo no chão! 


Muitas vezes esse óleo está vazando do câmbio. Ele acontece quando as juntas estão defeituosas ou se ocorreu espanamento das roscas do bujão. 
Se a mancha não for grande, leve o carro até uma oficina de confiança para verificar o problema. Se for muito grande, chame um guincho, lembrando que, no caso de carro com câmbio automático nunca leve o veículo rebocado, tem que ser o do tipo plataforma.
Sempre que for trocar o óleo do motor verifique o óleo do câmbio também para evitar futuros problemas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O carro demora para pegar e fica falhando. O que pode ser?


Veja algumas dicas que podem levar seu carro a ter esse sintoma:

 

• Combustível adulterado

• Tanque de combustível com sujeira

• Bicos injetores entupidos ou sujos

• Vela cansada

• Cabo das velas com defeito

• Carburador sujo

• Platinado gasto

• Cachimbo gasto

• Filtro de combustível entupido
 
• Bomba de combustível com defeito

Cabeçote (assentamento de válvulas) quando o motor esquenta um pouco acaba o problema.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deu Pane no carro?


Qualquer motorista está sujeito a enfrentar uma pane nos momentos mais inesperados.

Saiba quais são os principais motivos que podem fazer seu carro parar de funcionar.

BATERIA. Luz indicativa da bateria no painel acesa com o veiculo ligado, o problema pode ser com a bateria, correia ou com o alternador. Quando isso acontece, a energia da bateria é usada até o fim sem que haja a reposição da carga levando o carro a morrer.
 

 
BOBINA. Pode haver um superaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas.


BOMBA DE COMBUSTÍVEL. Muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o combustível na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está funcionando é fechar os vidros e ligar a chave, nesse momento é possível ouvir o ruído da peça funcionando, se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba.
No caso de carro com carburador, pode-se desencaixar dele a mangueira do combustível e pedir a alguém que acione a partida, normalmente a gasolina sairá pela mangueira.

 
TAMPA DO DISTRIBUIDOR. Tampa do distribuidor trincada não deixa o carro funcionar. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Iveco Hi-Way no mercado brasileiro

Marcando sua estreia no segmento dos extrapesados premium no País, a Iveco acaba de lançar no mercado brasileiro o novo Stralis Hi-Way, caminhão consagrado com o maior prêmio dedicado aos veículos comerciais na Europa o International Truck of the Year 2013, concedido pela imprensa especializada durante a feira de transportes de Hannover, na Alemanha, no último ano. O prêmio é reflexo de uma grande série de conteúdos tecnológicos e inovações.




"A chegada do Iveco Hi-Way ao mercado brasileiro reforça o nosso compromisso de investir no País e produzir em Sete Lagoas (MG) tudo o que temos de melhor e mais avançado no mundo", afirma Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America.
O gigante do asfalto chega em três faixas de potência: 440, 480 e o novo 560 cv, o que o coloca entre os caminhões com maior desempenho neste setor. O veículo também está disponível em três versões de tração (4x2, 6x2 e 6x4) e três entre-eixos: 3.500, 3.200 e 3.000. O preço do Stralis Hi Way vai de R$ 320 mil (versão 4x2 de 440cv) a R$ 395 mil (versão 6x4 de 560 cavalos).




No segmento de extrapesados premium conta muitos pontos itens de conforto e segurança - nestes quesitos, o Iveco Hi-Way não decepciona. Computador de bordo, piloto automático e limitador de velocidade, ajustador automático de freios, ABS, ar-condicionado digital - que pode funcionar mesmo se o motor for desligado - fazem parte da lista de itens de série. A cama conta com tecnologia dos travesseiros da Nasa (espuma viscoelástica) e mede 2 metros de comprimento por 0,8 m de largura. Geladeira de 23 l e box térmico são outros mimos. No painel traz rádio com CD, leitor de MP3, entrada USB e função RDS, tomadas elétricas de 12 volts e tomada de ar comprimido.



Segundo a Iveco, o consumo é 1,4% menor que o dos concorrentes. O índice parece pequeno em princípio, mas faz grande diferença a longo prazo, pois as estimativas do fabricante apontam que os extrapesados rodam, em média, 10 mil km por mês - na prática, a economia de uma empresa que tem 60 caminhões na frota pode chegar a R$ 1 milhão em quatro anos.
Outro de seus grandes diferenciais é a garantia estendida exclusiva de quatro anos um para o veículo completo e mais três para o trem de força a maior do mercado.




Ficha Técnica
Motor - FPT Cursor 13 (atende as normas do Proconve P7)
Potência máxima - São três versões que geram 440 cv, 480 cv e 560 cv
Preços: R$ 320 mil na versão 4x2 de 440 cv até R$ 395 mil na topo de linha de 560 cv
Câmbio - Automatizado Eurotronic ZF, de 16 velocidades
Capacidade - Carrega até 80 toneladas
Duas opções de suspensão - mecânica e pneumática full air

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lavar o motor pode trazer problemas.

Hoje os veículos contém muitos dispositivos eletrônicos no motor.

A água pode danificar e, em alguns casos, até inutilizar diversos componentes eletrônicos instalados. Já ocorreram diversas panes em decorrência da lavagem do motor sem os devidos cuidados.



A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor quando necessário.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cuidados com o vidro elétrico

Nos vidros, há dois tipos de sistema, com acionamento por cabo de aço ou por “tesouras”, como são chamados os braços feitos de aço que elevam e baixam o vidro.

O cabo se deteriora mais rapidamente que a ‘tesoura’. Portanto, é um item que exige trocas ou reparos com mais constância



Cuidados
Recomenda-se que o motorista suba e desça todos os vidros do veículo pelo menos uma vez por semana. O objetivo é manter o sistema bem lubrificado. Outra providência simples que aumenta a durabilidade do conjunto é aplicar um jato de spray de silicone nas canaletas de borracha a cada dois meses, em média.

Outra precaução bem-vinda é verificar se as borrachas de vedação do vidro não têm rachaduras ou desgaste acima do normal.

Quanto mais cedo o motorista procurar uma oficina especializada, menor será o custo da manutenção.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Licenciamento Anual Detran-PR

De competência do Detran/PR, o Licenciamento Anual ocorre no 2º Semestre, com o vencimento de acordo com os dígitos finais da placa do veículo.

A partir deste ano, o boleto para quitar a taxa será entregue pelos Correios para todos os proprietários de veículos, independente da existência de outro débito.

Vale lembrar que o documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), único de porte obrigatório do veículo, só é emitido e enviado pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

A taxa de licenciamento é de R$ 60,71 para todos os tipos de veículos, e o Seguro Obrigatório (DPVAT) varia entre R$ 105,65 e R$ 396,49, dependendo do veículo.

Os veículos com placas de final 1 e 2 serão os primeiros a receber o boleto, já em agosto. Os finais de placa 3, 4 e 5 terão vencimento em setembro, os finais 6, 7 e 8 vencem em outubro, e os finais 9 e 0 vencem em novembro.


O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de 180 Ufir, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fique atento com a aparência do veículo

Um carro com cinco anos vai ter no mínimo 90 mil quilômetros rodados. Carros que "ficam muito parados" podem indicar alteração no hodômetro; 

Volante muito gasto pode comprovar a alteração do hodômetro; 

Da mesma forma, o estado de conservação dos estofamentos, com os acabamentos dos bancos visualmente gastos.

Verifique se há marcas de chave no cofre do motor ou se o lacre de fábrica foi rasgado. Isso pode significar que o carro foi batido; 

Lembre-se: pneus gastos significam um uso de entre 30 mil a 40 mil quilômetros rodados: olhe o hodômetro! 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cuidado com o motor de partida

Segue algumas dicas para conservar o motor de partido ou motor de arranque:

1- Os parafusos de fixação devem estar bem fixos e com todas as porcas.

2- Os cabos elétricos do solenóide devem estar bem conectados, limpos e sem sinais de corrosão.

3- Ruído ao girar a chave para dar partida no veículo.

Leve a uma Auto Elétrica para verificar o ruído, a manutenção geral do equipamento evita danos graves no motor de arranque ou na cremalheira do motor a combustão.

4- O motor de partida está com ''partida pesada''.

O problema pode ser na bateria, aterramento ou até mesmo desgaste de algum componente interno do motor de partida.

5- Evite dar partidas prolongadas pois o motor de partida pode super aquecer, queimar prematuramente ou apresentar desgaste excessivo.

6- Nunca ''empurre'' o veículo até algum ponto desejado com uso do motor de partida. Em alguns casos, quando não há combustível no tanque, o motorista aciona a chave com o veículo engrenado. Isso causa super aquecimento do motor de partida, levando à queima ou, no mínimo, ao desgaste prematuro do equipamento.

Luz de neblina pode atrapalhar

Lanternas traseiras de neblina acesas, sem haver neblina atrapalham, provocando ofuscamento em quem vem atrás e ainda podem ser confundidas com luzes de freio. Fique atento para não deixar isso acontecer.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Baterias

Dicas para garantir um bom desempenho de sua bateria e de seu veículo:

Não deixe o veículo sem uso por longos períodos de tempo.

Ao adicionar acessórios elétricos em seu automóvel, o gasto de energia irá aumentar; por isso, instale uma bateria com capacidade maior. Como os acessórios necessitam de uma corrente mais elevada, verifique também se o alternador tem capacidade para gerá-la.

Mantenha a superfície da bateria sempre limpa e seca.

Mantenha os terminais dos cabos da bateria bem apertados e em bom estado.

Faça um check-up da parte elétrica regularmente.

A bateria deve estar sempre fixada no suporte. Bateria solta sofre desgaste mais rápido.

Nunca descarte baterias velhas ou suas peças com o lixo doméstico. Devolva a bateria usada no momento da troca por uma nova.

O uso prolongado de equipamentos elétricos, como faróis, CD player, entre outros, com o veículo desligado pode ocasionar a descarga da bateria, reduzindo sua vida útil.

Em caminhões que são 24Volts evitar ligar equipamentos elétricos (climatizador, amplificador, radio-PX, etc.) em apenas 01 bateria, pois os mesmos são 12 Volts, recomenda-se um conversor de 24 Volts para 12 Volts.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Seja bem vindo

Auto Elétrica Querência é especializada em serviços de auto elétricas, baterias e assistência técnica em: caminhões, máquinas agrícolas, veículos nacionais e importados.


Auto Elétrica Querência, Presta serviços em toda linha de Automóveis:

-Alternador;
-Motor de Partida;
-Lampadas Comum;
-Lampadas de Led
-Faróis;
-Lanternas;
-Baterias
-Limpadores de Para-Brisa;
-Chave de Seta;
-Chicote e instalação em geral;

Missão:

Proporcionar um ótimo atendimento aos nossos clientes, focando agilidade e eficiência nos serviços prestados, disponibilizando produtos com excelência em qualidade e tecnologia e absoluta assistência e garantia necessária à sua satisfação.

O que é um Alternador?

O Alternador é um gerador de corrente elétrica. Ele transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar a bateria e alimentar os equipamentos elétricos no veiculo. O Alternador é movido por uma correia e necessita de uma rotação X (variando de modelo para modelo) para o mesmo começar a gerar eletricidade.