segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ford lança os extrapesados da linha Cargo 2042 e Cargo 2842

 A Ford apresentou os novos caminhões extrapesados da linha Cargo, inéditos na marca.Os modelos cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 são destinados a aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.

Os extrapesados da Ford são equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, com potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito teto alto: com personalidade e imponência, tem ampla área envidraçada e garante fácil acesso às operações de manutenção e verificação.

O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão. Ambos oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoria.

O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6x2, com capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.


Cargo 2042 4x2

Interior Cargo 2042 4x2
Cargo 2842 6x2

Painel Cargo 2842 6x2

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esquema elétrico conector X21C

Através da instalação de um comando (interruptor) ex-terno a cabina, o conector X21C possibilita aumentar
ou diminuir a rotação do motor quando for usado tomada de força.

As conexões elétricas para o conector X21C são as seguinte:

• PA1−>X21C,pino6;
• PA2−>X21C,pino5;
• PA10−>X21C,pino1;
• 12V−>X21C,pino3;
• 24V−>X21C,pino2;
• GND−>X21C,pino7;
• SLT−> X21C,pino4.

Diagrama

• S_Resume, S_Set+, S_Set- e S_On: chave(interruptor) automotivo push-button NA,2 terminais de 1A;
• S_Sel: chave(interruptor) automotivo 2 terminais de 1A;
• K100: relé automotivo 12V/1A;
• V01, V02, V03 e V04: diódo retificador de 1A;
• GND: terra.
Diagrama elétrico conector X21C

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Conector Reboque (Tomada Elétrica)

Veja o esquema elétrico para ligação do conector de reboque para caminhões Volvo.

Esse conector pode ser chamado também como: Tomada Elétrica e Engate Elétrico lado fêmea e macho, sua função é distribuir corrente elétrica para a carreta (reboque).

Engate Elétrico: 1ºFêmea, 2º Macho.
Engate Elétrico lado fêmea

Pino Descrição Nota
1 Terra --
2 Luz de posição esquerda (meia luz) Fusível FH 11.3 10A
3 Luz indicadora de direção esquerda (seta) Controlado pelo relé K32
4 Luz de freio Controlado pelo relé K38
5 Luz indicadora de direção direita (seta) Controlado pelo relé K32
6 Luz de posição direita (meia luz) Fusível FH 11.4 10A
7 Luz de ré lado pelo relé K41

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Conheça o Scania Opticruise

O Scania Opticruise é a caixa de câmbio automatizada da Scania que tem como principal função facilitar as trocas de marchas, corrigindo eventuais desvios na condução.


A terceira geração da caixa de câmbio automatizada da Scania, que tem como objetivo principal facilitar a troca de marchas e corrigir possíveis “barbeiragens” na condução, chega ao mercado brasileiro em uma versão com um software ainda mais inteligente e um reduzido número de componentes.

A partir do momento em que o veículo começa a rodar, o sistema seleciona a marcha adequada e troca no momento certo, independentemente da velocidade do veículo e das condições topográficas.

Para o motorista a viagem fica mais confortável e menos cansativa porque o motorista não precisa mudar as marchas, se concentrando assim exclusivamente na direção e na estrada. Outra vantagem é o menor desgaste de peças, o que resulta em uma maior vida útil.

O Scania Opticruise também oferece modo de condução especial adaptado para terrenos acidentados, que complementa o modo normal e o modo de potência.

O modo normal é otimizado para maximizar a economia de combustível, entregando bom desempenho em aclives. O sistema ajusta o giro do motor na faixa de torque máximo quando necessário.

O modo de potência é destinado para viagens nas quais o tempo de percurso é essencial. O desempenho em aclives é adaptado para ajustar o giro do motor na faixa de potência máxima. Há algum sacrifício de combustível, mas a subida de aclives é mais rápida e com mudanças de marchas ligeiramente mais rápidas que no modo normal.

No modo fora de estrada o número de mudanças de marchas é minimizado, permitindo que o giro do motor varie ao longo de uma faixa de rotação mais ampla. As mudanças de marchas são mais rápidas e a marcha de partida é sempre mais baixa que necessária.



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fique de olho na baixa temperatura do motor!

Evitar altas e baixas temperaturas ajuda a economizar combustível e garantir vida longa aos componentes do conjunto.

Para que um motor tenha sempre um bom regime de trabalho, é importante que sua temperatura fique próxima aos 90°C o mais rápido possível, e assim permaneça estabilizada para diversas situações de condução. Esta temperatura também é importante para garantir uma boa lubrificação do motor.


O seu motor está apresentando baixas temperaturas?

As causas mais prováveis da baixa temperatura do motor são: falta da válvula termostática, se houver válvula termostática, ela pode estar travada aberta, travamento do ventilador do radiador ou falha do relógio mostrador da temperatura.

Infelizmente, alguns mecânicos – desconhecendo a importância do componente – retiram a válvula termostática, alegando que ela só serve para dar problema, principalmente superaquecimento (quando a válvula trava em posição fechada).

Só que, sem essa válvula, o motor pode não funcionar na temperatura ideal. Um exemplo é rodar em baixa temperatura nas estradas, onde o resfriamento do motor é maior. Se isso acontece, para compensar a baixa temperatura, a injeção eletrônica aumenta a quantidade de combustível injetada no motor.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vibração no volante

O volante começou a vibrar sem parar. O que pode ter acontecido?

A sensação desagradável de volante trepidando pode significar muitas coisas, de problemas no motor até a falta de balanceamento das rodas do automóvel. Apesar de nem sempre ser de fácil identificação, é preciso encontrar a causa da trepidação para evitar futuros desgastes.



Veja algumas dicas:

• Desalinhamento da direção;
• Rodas amassadas;
• Deslocamento da suspensão (bastante grave) ou quebra da barra estabilizadora;
• Verifique os amortecedores e molas;
• Disco de freio empenado;
• Pneu deslocado;
• Pneus estão fora de equilíbrio;
• Baixa pressão dos pneus;
• Cinoblocos;

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A luz da injeção eletrônica está acesa no painel


A Luz do sistema de injeção eletrônica, conhecida como luz de anomalia, é caracterizada pela cor laranja ou vermelha, e normalmente apresenta a forma de um motor, raio ou um triângulo, estando localizada numa região de destaque no painel.


Sempre que giramos a chave na ignição, sem ligar o motor, a central de injeção eletrônica realiza o Check List, procedimento onde é verificada a continuidade elétrica de todos os sensores do sistema.

Caso haja algum defeito, a luz permanece acesa no painel, e o inconveniente é registrado em uma memória permanente dentro da central, chamada de memória de Falhas. Isso irá permitir que um técnico, utilizando um scanner, tenha acesso aos principais defeitos apresentados pelo veículo, facilitando o diagnóstico.

Se a luz acendeu mas o motor continuou funcionando, isso indica que há uma falha no sistema elétrico, provavelmente um curto-circuito.

Leve o carro a um auto elétrica para arrumar o defeito. Entretanto, se a luz acendeu e o carro parou em seguida, isso significa que o sistema de injeção está em pane. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária pode resolver o problema.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O limpador do pára-brisa está fazendo barulho quando liga

Quando o barulho vem da base do limpador, o problema é com o mecanismo, que pode estar com defeito ou até mal lubrificado em alguns casos.


Uma rápida verificação na oficina define isso. Se o ruído for produzido quando os limpadores passam pelo vidro, então a causa é a borracha das palhetas, que deve estar muito desgastada.


Veja algumas dicas:



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O veículo está consumindo muito combustível

Conheça peças e problemas que podem aumentar o consumo de combustível:


• Vela cansada;
• Cabo de vela;
• Bicos injetores sujos ou entupidos;
• Filtro de combustível entupido;
• Filtro de ar;
• Óleo de motor ou correia dentada frouxa;
• O motor está sendo forçado e as marchas não estão sendo usadas corretamente;
• Pneus descalibrados e/ou muito desgastados;
• Estilo agressivo de dirigir;
• Combustível adulterado;
• Tubo e filtro do respiro do óleo do cárter entupido;
• Bobina de ignição;
• Sonda lambda (sensor de oxigênio);

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prolongue a vida util dos pneus

Os pneus são vitais para o desempenho e a segurança do seu carro. Por estarem altamente expostos a todos os tipos de agressão (impactos, calor, frio, buracos) sofrem um grande desgaste e, portanto, devem ser trocados com certa frequência. Você pode realizar uma rápida e simples verificação que ajudará a prolongar a vida útil dos seus pneus, e evitar inconvenientes ou despesas desnecessárias.


Quando o pneu recebe a devida manutenção, o pneu tem desgaste mais uniforme e chega tranquilamente a 50 mil quilômetros ou mais.

Calibrar é apenas parte do processo. É preciso fazer isso uma vez por semana, a frio. Se o pneu estiver quente, a calibragem poderá ficar abaixo do mínimo recomendado.

Quando o pneu roda com pressão abaixo da especificada, toda a estrutura fica estressada. Ela flexiona muito mais do que deveria, o que aumenta a temperatura pelo excesso de movimentação, e isso é danoso ao pneu. Muda o tempo de resposta e perde conforto. Pneu murcho deixa a parte central com menos contato com o solo, o que consome os 'ombros'. Se ele está muito cheio, o que gasta mais é o meio. Nos dois casos, o desgaste é irregular.

Segundo os especialistas, o alinhamento deve ser feito a cada 5.000 km quando o carro circular muito tempo em piso ruim. Também recomendamos não economizar com coisa pouca. Trocou os pneus? Troque também os bicos. Eles têm uma mola que trabalha com a válvula e que pode travar devido à ferrugem.

O rodízio, que deve ser feito, no máximo a cada 15.000 km, tem de incluir o estepe, quando essa peça tiver o mesmo tamanho das demais. Guardá-lo é perder dinheiro.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O carro está trepidando?

 A vibração começar quando o carro está sendo conduzido, e não se sabe ao certo de onde vem. Entre as possíveis razões para esse problema estão:

• Coxim do motor defeituoso;
• Platô e disco de fricção defeituosos;
• Um ou dois cabos de vela podem ter soltado ou, ainda, podem ter se partido;
• Se a trepidação é no volante, é problema de balanceamento ou alinhamento das rodas ou pneus;
• A suspensão está com defeito;

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O freio não funciona. Como devo agir?

A primeira coisa é manter a calma e começar a reduzir as marchas, para que o freio motor ajude a diminuir a velocidade do carro, e puxar o freio de mão gradativamente.


Não puxe a alavanca toda de uma só vez,  isso pode fazer o carro dar um "cavalo-de-pau". Se você estiver no perímetro urbano e dependendo da velocidade, não haverá tempo para a redução das marchas. Passe para o freio de mão direto. Em rodovias, especialmente em descidas, vale a redução de marchas e o uso do freio de mão até a parada total do veículo no acostamento, de preferência.


A falha do freio pode ter, basicamente, as seguintes causas: falta de fluído, vazamento do fluído por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre com defeito.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

O marcador de temperatura do painel está no vermelho . O que fazer?

O primeira coisa a fazer é parar o carro imediatamente em um lugar seguro e desligue o motor.

Se não fizer isso, ele esquentará ainda mais até queimar a junta do cabeçote ou até mesmo empenar o próprio cabeçote, o que comprometeria seriamente o motor do seu carro.



Com o veículo estacionado, abra o capô e espere o motor esfriar por quinze minutos. Usando um pano, abra com cuidado a tampa do reservatório de água do radiador para verificar se está vazio.

Se estiver, ligue o carro e só então coloque água. Depois disso, verifique se há vazamento em alguma mangueira do radiador ou se a correia da bomba de água está frouxa.

Essas são as causas possíveis do superaquecimento.

Se estiver tudo em ordem, ligue o motor e espere aquecer até atingir aproximadamente 90 graus centígrados (verifique no marcador de temperatura no painel). Observe se a ventoinha entra em ação.

Se ela não funcionar, desligue o motor. Pode ser que o sensor, um fusível ou ainda a ventoinha estejam queimados.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ao ligar o motor, sai muita fumaça do escapamento.

Fumaça saindo do escapamento do carro fique atento.

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação.



Fumaça branca: Essa fumaça indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida. Além disso, o nível do líquido de arrefecimento baixará rapidamente.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida para. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

Fumaça preta: Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou nos carros mais novos no sistema de injeção eletrônica – está desregulado, com isso está sendo injetado mais combustível do que deveria. Quando isso ocorre o excesso de combustível é despejado no escapamento e consequentemente esse é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta.
Para resolver esse problema é bom você procurar o quanto antes um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Fumaça azulada: Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.