sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Códigos de Falhas PLD / MR Mercedes-Benz

Cód. Descrição da falha
0100 CAN H conexão para ADM

0101 CAN L conexão para ADM

0102 Dados do ADM não plausível

0104 Conexão CAN para ADM

0308 Sensor de ângulo do virabrequim - curto circuito

0309 Sensor de ângulo do virabrequim - circuito interrompido

0310 Sensor de ângulo do virabrequim - sinal fraco

0311 Sensor de ângulo do virabrequim - sincronismo virabrequim/ comandos de válvulas não plausível

0312 Sensor de ângulo do virabrequim - sem sinal

0313 Sensor de ângulo do virabrequim - polaridade invertida

0408 Sensor de ângulo do comando de válvulas

0409 Sensor de ângulo do comando de válvulas

0412 Sensor de ângulo do comando de válvulas - sem sinal

0413 Sensor de ângulo do comando de válvulas - polaridade invertida

0530 Sobre- rotação

1015 Sensor de temperatura do óleo - valor acima do range

1016 Sensor de temperatura do óleo - valor abaixo do range

1115 Sensor de temperatura do combustível - circuito aberto ou curto circuito ao positivo

1116 Sensor de temperatura do combustível - curto circuito a massa

1215 Sensor de temperatura do ar de sobrealimentação - circuito aberto ou curto circuito ao positivo

1216 Sensor de temperatura do ar de sobrealimentação - curto circuito a massa

1315 Sensor de pressão atmosférica - valor acima do range

1316 Sensor de pressão atmosférica - valor abaixo do range

1415 Sensor de pressão do ar de sobrealimentação - circuito aberto ou curto circuito ao positivo

1416 Sensor de pressão do coletor de admissão - curto circuito a massa

1417 Sensor de pressão do ar de sobrealimentação - valor não plausível

1515 Sensor de temperatura da água - circuito aberto ou curto circuito ao positivo

1516 Sensor de temperatura da água - curto circuito a massa

1615 Sensor de pressão do óleo - circuito aberto ou curto circuito ao positivo

1616 Sensor de pressão do óleo - curto circuito a massa

1617 Sensor de pressão do óleo - sinal não plausível

1818 Defeito do turbocompressor

1820 Pressão do ar de sobrealimentação muito alta

1875 Variação de pressão de carga - muito grande

1876 Pressão de carga para o funcionamento do modo de frenagem não e atingida

2020 Pressão do óleo muito baixa

2026 Nível do óleo do motor está muito baixo ou muito alto

2122 Temperatura do líquido de arrefecimento - muito alta

2219 Interrupção do KL 15 (ADM ou PLD)

2319 Interrupção do KL 50 (ADM ou PLD)

2509 Interrupção no cabo do sensor de nível de óleo

2515 Sensor de nível do óleo - valor acima do range

2516 Sensor de nível do óleo - valor abaixo do range

2517 Sensor de nível do óleo - valor não plausível

3015 Sensor de pressão de combustível - valor acima do range

3016 Sensor de pressão de combustível - valor abaixo do range

4024 Processador de emergência defeituoso

4037 Número de cilindros não plausível

4038 Segundo cilindro - arranque defeituoso

4039 Controle do motor de partida

4040 Falha de reconhecimento de nível do motor de partida

4041 Defeito nas válvulas proporcionais

4047 Defeito de programação

4048 Número de cilindros não plausível

4049 Parametrização inválida das válvulas proporcionais

4050 Erro de leitura

4051 Falha de programação

4052 Falha interna no PLD

4053 Erro de leitura da EEPROM

4054 Falha na área de dados CAN

4056 Falha interna do módulo de comando

4805 Unidade injetora do banco 1 - curto circuito com positivo

4806 Realimentação das unidades injetoras do banco 1 - curto circuito com o negativo

4905 Unidade injetora do banco 2 - curto circuito com positivo

4906 Realimentação das unidades injetoras do banco 2 - curto circuito com o negativo

5026 Steckpumpe cilindro 1 - sem acionamento

5027 Steckpumpe cilindro 1 - sem acionamento

5028 Steckpumpe cilindro 1 - curto circuito

5126 Steckpumpe cilindro 2 - sem acionamento

5127 Steckpumpe cilindro 2 - sem acionamento

5128 Steckpumpe cilindro 2 - curto circuito

5226 Steckpumpe cilindro 3 - sem acionamento

5227 Steckpumpe cilindro 3 - sem acionamento

5228 Steckpumpe cilindro 3 - curto circuito

5326 Steckpumpe cilindro 4 - sem acionamento

5327 Steckpumpe cilindro 4 - sem acionamento

5328 Steckpumpe cilindro 4 - curto circuito

5426 Steckpumpe cilindro 5 - sem acionamento

5427 Steckpumpe cilindro 5 - sem acionamento

5428 Steckpumpe cilindro 5 - curto circuito

5526 Steckpumpe cilindro 6 - sem acionamento

5527 Steckpumpe cilindro 6 - sem acionamento

5528 Steckpumpe cilindro 6 - curto circuito

6506 Linha de diagnóstico do separador de óleo - curto circuito com o negativo

6564 Linha de diagnóstico do separador de óleo - curto circuito com o positivo ou circuito aberto

7006 Válvula magnética do turbo/ válvula proporcional 1 - curto circuito com a massa

7007 Válvula proporcional 1 - curto circuito com o positivo

7009 Válvula magnética do turbo/ válvula proporcional 1 - circuito aberto

7107 Válvula proporcional 3 - curto circuito com o positivo

7109 Válvula magnética do turbo/ válvula proporcional 3 - curto circuito com a massa ou circuito aberto

7206 Válvula proporcional 4 - curto circuito a massa

7207 Válvula proporcional 4 - curto circuito com o positivo

7209 Válvula proporcional 4 - circuito aberto

7305 Válvula proporcional 2 - curto circuito ao positivo

7306 Válvula proporcional 2 - curto circuito a massa

7307 Válvula proporcional 2 - curto circuito com o positivo

7309 Válvula proporcional 2 - circuito aberto

7317 Válvula proporcional 2 - corrente não plausível

7405 Válvula proporcional 5 - curto circuito com o positivo

7408 Válvula proporcional 5 - curto circuito com o negativo

7542 Tensão da bateria elevada

7543 Tensão da bateria baixa

7609 Válvula proporcional 6 - circuito aberto

7705 Banco 1 de válvulas proporcionais - curto circuito com o positivo

7708 Banco 1 de válvulas proporcionais - curto circuito com o negativo

7805 Banco 2 de válvulas proporcionais - curto circuito com o positivo

7808 Banco 1 de válvulas proporcionais - curto circuito com o negativo

8005 Relé de partida KL 50 - curto circuito ao positivo

8008 Relé de partida KL 50 - curto circuito a massa

8009 Relé de partida KL 50 - circuito aberto

8033 Contato da chave magnética do relé de partida prendendo mecanicamente

8086 Motor de partida não funciona

9044 Steckpumpe (cilindro 1)

9045 Steckpumpe (cilindro 1)

9144 Steckpumpe (cilindro 2)

9145 Steckpumpe (cilindro 2)

9244 Steckpumpe (cilindro 3)

9245 Steckpumpe (cilindro 3)

9344 Steckpumpe (cilindro 4)

9345 Steckpumpe (cilindro 4)

9444 Steckpumpe (cilindro 5)

9445 Steckpumpe (cilindro 5)

9544 Steckpumpe (cilindro 6)

9545 Steckpumpe (cilindro 6)

9644 Steckpumpe (cilindro 7)

9645 Steckpumpe (cilindro 7)

9744 Steckpumpe (cilindro 8)

9745 Steckpumpe (cilindro 8)

9846 Cancelamento de comparação de cilindro simples

9960 Excesso de chaves

9961 Proteção do imobilizador está ativa - ECU travada

9962 Bloqueio de partida - imobilizador ativado

9963 Falta código transponder noi CAN

9964 Sem código transponder

9965 Chave transponder errada

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Códigos de Falhas ADM Mercedes-Benz

0101 - Entrada analógica 1 - limiar aplicável excedido

0102 - Entrada analógica 1 - limiar aplicável excedido

0201 - Entrada analógica 2 - limiar aplicável excedido

0202 - Entrada analógica 2 - limiar aplicável excedido

0301 - Entrada analógica 3 - limiar aplicável excedido

0302 - Entrada analógica 3 - limiar aplicável excedido

0401 - Sinal C3 - interrupção ou curto circuito com o positivo

0402 - Erro de frequência do tacógrafo

0501 - Erro na geração do sinal KLW

0502 - Interrupção, curto circuito entre KLW e positivo ou correia patinando

0601 - Pedal do acelerador defeituoso

0602 - Pedal travado na marcha lenta

0603 - Pedal do acelerador fora da região ensinada

0604 - Pedal do acelerador não reconhecido

0605 - Sinal PWM1 do acelerador não habilitado - interrupção ou curto circuito com a massa ou positivo

0606 - Sinal PWM1 do acelerador não habilitado - interrupção ou curto circuito com a massa ou positivo

0701 - Sinal do acelerador manual fora da região

0702 - Sinal do acelerador manual não habilitado

0801 - Saída do freio motor sobrecarregada - curto-circuito com a massa

0901 - Saída do retarder sobrecarregada - curto-circuito com a massa

1001 - Sobretensão no KL 30

1002 - Subtenção no KL 30

1101 - CAN sem comunicação com o PLD

1102 - CAN sem possibilidade de operar por uma única via

1103 - Falha na área de dados CAN - dados PLD não plausíveis

1104 - CAN comunicação por uma única via defeituosa

1201 - Freio motor 2 - saída não plausível

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Diagrama - Sensor de pressão do óleo e temperatura do motor

Esse diagrama são dos caminhões Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250.


diagrama elétrico sensor do óleo

F1 - Interruptor da pressão do óleo do motor;

G3 - Indicador de temperatura do motor;

G11 - Indicador de pressão do óleo do motor;

G27 - Sensor de temperatura do motor;

H3 - Alarme sonoro;

J285 - Unidade de controle dos instrumentos do painel;

K3 - Lâmpada de aviso - baixa pressão do óleo;

K43 - Lâmpada de aviso - alta temperatura do motor;

T12 - Conector de 12 vias, localizado atrás da grade frontal;

T32 - Conector de 32 vias, conectado no painel de instrumentos;

T42 - Conector de 42 vias, localizado atrás da grade frontal.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dica de hoje: Motor de Partida.

Uma dica rápida e prática para seu dia a dia.

Para aumentar a vida útil do motor de partida do seu veículo seja carro ou caminhão, a cada tentativa de partida, espere apenas 10 segundos com a chave virada.

Entre uma tentativa e outra, aguarde 30 segundos. Esse procedimento evita maiores desgastes nos componentes internos do motor de partida.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Volvo Dynamic Steering faz manobra com Van Damme

O Volvo Dynamic Steering é baseado em um sistema convencional de direção mecânica no qual a coluna de direção aciona a engrenagem de direção. Uma unidade servo-hidráulica gera força que ajuda o motorista a virar a roda do caminhão. No sistema Volvo, um motor elétrico controlado eletronicamente é acrescentado e acoplado à coluna de direção. Este motor elétrico funciona junto com a unidade de direção hidráulica e é ajustado milhares de vezes por segundo pela unidade de controle eletrônica. A baixas velocidades, o motor elétrico agrega força adicional e, a velocidades mais altas, regula automaticamente a direção e compensa pelas irregularidades sentidas, causadas por exemplo por ventos laterais ou ondulações na superfície da pista.

No vídeo, é o Volvo Dynamic Steering que permite que os motoristas dos dois caminhões mantenham exatamente a mesma velocidade e distância ao se deslocarem em ré. A capacidade atlética de Van Damme e a habilidade dos motoristas são fundamentais para o sucesso da proeza. Porém, sem o Volvo Dynamic Steering, a manobra simplesmente não teria sido possível.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Controle de rotação Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250

Esquema elétrico do Piloto automático e controle de rotação do motor.



110 - Ligação (31) no chicote do painel;

110 - Ligação (58b) no chicote do painel;

A74 - Ligação (15A) no chicote do painel;

A120 - Ligação no chicote do painel;

E51 - Interruptor de acionamento do piloto automático e controle de rotação do motor;

E261 - Controle de rotação do motor;

J248 - Módulo eletrônico do motor - ECM;

L59 - Lâmpada de iluminação do interruptor do piloto automático;

L70 - Lâmpada de iluminação do interruptor do programador de velocidade;

T42 - Conector de 42 vias, localizado atrás da grade frontal;

T89 - Conector de 89 vias, conectado no ECM - chicote do veículo;

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Devedores do IPVA serão notificados no PR

O atraso no recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná está em 27,2%, o que significa que há 1,1 milhão de veículos dos 4,1 milhões cadastrados transitando em situação irregular. 

O montante de imposto devido e não pago chega a R$ 700 milhões, incluindo lançamentos de 2013, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda, para cobrar os inadimplentes, a Coordenação da Receita do Estado desenvolverá várias ações, desde o envio de notificação até a fiscalização de trânsito (a partir desta segunda-feira), em conjunto com as Polícias Militar e Rodoviária, no Paraná.

 O valor do imposto em atraso tem acréscimo de 10% de multa.


Proprietários de veículos com o IPVA em atraso devem ir a uma agência do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi para regularizar a situação.

A inadimplência impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento de uso obrigatório para os veículos em circulação. Circular sem o certificado implica na aplicação de multas pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência.


O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Código e Descrição de Falhas FH D12A

Código de Falha

11 – Sensor pedal do acelerador
12 – Interruptor de marcha lenta pedal do acelerador
13 – Sinal de velocidade
14 -  Relé de alimentação unidade controladora
21 – Falha interna unidade controladora
22 – Falha do programa unidade controladora
23 – Sensor da temperatura água do líquido refrigerante
24 – Sensor de temperatura ar de admissão
25 – Sensor de pressão turbo
26 – Sensor comando de válvulas
27 – Sensor volante do motor
31 – Injetor 1
32 - Injetor 2
33 - Injetor 3
34 - Injetor 4
35 - Injetor 5
36 - Injetor 6

Código de Informações

41 – Não foi feito nenhum teste dos freios ou contatos dos freios
42 – Sinal de luz do freio
43 – Sinal do freio vindo do interruptor do pedal ou O alternador não está carregando, ou o aviso central externo está ligado
44 – Interruptor da marcha lenta (Pedal do acelerador pressionado)
45 – Contato da embreagem (embreagem pressionada)
46 – Sem GT: freio de estacionamento (freio de estacionamento aplicado); Com GT: alavanca de mudanças em neutro
47 – Sinal de segurança ligado
51 – Interruptor CC “ON”
52 - Interruptor CC  “ON” + “SET”
53 - Interruptor CC  “Resume”
61 – ABS Ativado
62 – Comunicação com GT
63 – VSP ativado

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Truck Sensor - Sensor de distanciamento entre veículos

O Truck Sensor é um equipamento que emite um sinal sonoro dentro da cabine, e que tem a função de despertar o motorista assim que o veículo que está à sua frente iniciar sua movimentação. De acordo com a empresa o aparelho foi desenvolvido atendendo aos pedidos de centenas de caminhoneiros em relação aos longos períodos em filas de espera.

O acessório, que conta com sensores instalados no para-choque dianteiro ou na tampa frontal e uma central de comando no interior da cabine, emite sinais sonoros quando detecta que o veículo da frente se movimentou.




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nova Picape Actyon Sports - SsangYong

Para se destacar entre nomes consagrados, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e VW Amarok, a picape SsangYong é bem recheada.
A versão avaliada, de topo, tem ar-condicionado automático, tração 4X4, controlador de velocidade de cruzeiro, teto solar e volante multifuncional. Fazem falta itens como estribo lateral e alça de apoio.



Ficha Técnica
Preço sugerido - R$ 109.900
Motor - 2.0, 4 cil., 16V, turbo, diesel
Potência - 155 cv a 4.000 rpm
Torque - 36,4 mkgf entre 1.500 e 2.800 rpm
Câmbio - Automático, seis marchas
Velocidade máxima - 163 km/h
Capacidade de carga -
705 quilos

Avaliação
+PRÓS - CUSTO-BENEFÍCIO
Trem de força trabalha bem e visual repaginado agrada, ao contrário do modelo
anterior. Acabamento e lista de itens de série se destacam.

+CONTRAS - SUSPENSÃO
Embora seja confortável, picape tem rodar muito mole. Traseira escapa muito em curvas e flutua ao rodar em rodovias.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sensor de velocidade Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250

Esquema Elétrico do sensor e relé de velocidade dos caminhões Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250.


A89 - Ligação (54a) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

A108 - Ligação (1+) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

A109 - Ligação (1-) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

G75 - Sensor de velocidade;

J248 - Módulo eletrônico do motor - ECM;

J340 - Relé sinal de velocidade;

T2 - Conector de 2 vias, conexão do sensor ao chicote;

T89 Conector de 89 vias, conectado no ECM - chicote do veículo;

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As alternativas legais: Night Breaker Plus e Cool Blue Intense

Agora você pode ter uma luz forte em seu farol e ainda estar em conformidade com as leis de trânsito.

A OSRAM criou uma linha de lâmpadas super brancas: a Night Breaker Plus ou a Cool Blue Intense para motoristas de automóveis como alternativas aprovadas para lâmpadas fora de estrada.

As duas são ideais para uma direção sem fadiga, essas lâmpadas halógenas visualmente atraentes oferecem maior segurança e tornam a direção noturna um prazer real.




Benefícios do produto

Aparência elegante;
Até 20 % mais luz (comparada com as lâmpadas halógenas comuns);
Luz branca azulada para uma aparência de xenônio;

Características do produto

Temperatura de cor: até 4.200 K;
Fluxo luminoso alto;
Lâmpada de farol para a luz halógena mais azul legalmente permitida;
Design moderno com tampa prata (H4/H7);


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lâmpadas BlueVision 24 Volts

A lâmpada MasterDuty BlueVision da Philips oferece inúmeros benefícios como:

Alta resistente à vibrações;

Durabilidade muito maior do que uma lâmpada convencional;

Luz branca;

À noite, a luz mais branca aumenta a visibilidade da sinalização e da marcação rodoviária, tornando assim os longos trajetos noturnos mais confortáveis e menos cansativos.

De dia, o veículo distingue-se dos outros graças ao aspecto azulado dos seus faróis, proporcionando estilo.

Cobertura na ponta azul - Aspecto diferenciado, inclusive com o farol apagado;

Vidro de quartzo, evitando aquecimento e explosões;

Disponível nas versões: H3, H4 e H7


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que é Scania Driver Support?

O Scania Driver Support (suporte ao motorista) é um sistema de apoio ao motorista instalado no computador de bordo do caminhão, ele fornece dicas e comentários para o motorista aprimorar seu estilo de condução.

O sistema funciona como um instrutor virtual, dando sugestões para o motorista tirar o melhor proveito do caminhão em economia de combustível e durabilidade de peças.

Ao todo, são 16 mensagens que aparecem no display do veículo, que corrigem erros rotineiros como troca errada de marcha, motor em rotação alta ou o esquecimento do Retarder acionado.

Veja abaixo 5 (cinco) telas do Driver Support:

1 - A avaliação do Scania Driver Support engloba quatro elementos essenciais à boa direção: condução em aclives e declives, uso dos freios, antecipação de frenagens e rotação do motor.




2 - Freios: o sistema avalia a frequência e a força aplicada nos freios, bem como o uso do sistema de frenagem auxiliar (Scania Retarder e freio motor).




3 - Antecipação de frenagem: o Scania Driver Support avalia como o motorista antecipa as diferentes situações. A antecipação de frenagem também diminui o desgaste das peças.



4 - Rotação do motor: o Scania Driver Support possui sensores que fazem a leitura, em tempo real, da maneira como o motorista está conduzindo o caminhão. Neste caso, ele detectou a rotação elevada do motor e sugeriu a troca de marcha.



5 - Condução em aclives e declives: depois de uma colina, por exemplo, a dica “da próxima vez, solte o acelerador antes do topo”. Ao mesmo tempo, uma estrela de 0-5 irá aparecer. A imagem mostra uma classificação de meia-estrela. O motorista que faz tudo direito vai ver cinco estrelas.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Seta está piscando muito rápido no painel

Os caminhões Volvo VM,EM-EU5 estão preparados para identificar e informar a presença de lâmpadas queimadas na carreta.

Para ser possível esta identificação das lâmpadas queimadas, os componentes estão calibrados para um número fixo de lâmpadas na carreta.

São 3 (três) lâmpadas de 21W cada, em cada lado (esquerdo e direito) do veículo, somando uma potência máxima de 126W na carreta.

Caso um número diferente de lâmpadas seja ligado na carreta, a unidade piscará em uma frequência maior do que a normal, até que o número correto de lâmpadas esteja funcionando.

A- Indicação Cavalo. B- Indicação Carreta.


Vale lembrar que as unidades também piscarão mais rápido se houverem lâmpadas queimadas no veículo.

A indicação no painel de instrumentos é separada. Existe uma indicação para a carreta e outra para o veículo, conforme a ilustração.