terça-feira, 25 de março de 2014

Bateria fraca em carros com injeção eletrônica

Os veículo com injeção eletrônica que estão com a bateria fraca, não adianta tentar aquele velho truque de fazer o carro 'pegar no tranco'. Isso porque a bomba de gasolina não vai conseguir enviar o combustível nos bicos injetores.

A única alternativa viável é realizar uma ponte ou seja ligação com bateria de outro veículo, mas lembre-se é importante ficar atento para a polaridade das baterias.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas importantes para caminhões eletrônicos

• Jamais realizar um trabalho de solda elétrica próximo a sensores, módulos, chicotes elétricos e com os cabos da bateria e dos módulos ligados.

• Retirar os módulos do veículo quando o mesmo for submetido a estufa em temperaturas acima de 80°C.

• Não remover nem instalar os conectores dos módulos eletrônicos com a ignição ligada.

• Não utilize ferramentas para remoção dos conectores, esta operação deverá ser realizada manualmente.

• Manter os conectores protegidos de agentes contaminadores e de impactos mecânicos. Não expor a temperaturas acima de 60° C.

• Não fazer quaisquer medições nos terminais dos conectores de encaixe rápido por meios inadequados (lâmpadas de teste, pontas de testes, pontas de arame, etc.). Isto resultará em aumento de corrente elétrica provocando curto-circuitos nos componentes elétricos e eletrônicos, causando danos aos mesmos, utilize aparelhos de testes ou de medições adequados.

• Não aplicar jato d’água pressurizado para lavagem do motor, especialmente sobre o módulo, sensores e suas conexões.

• Jamais realizar uma ligação direta no motor de partida para acionar o motor diesel.

• Jamais realizar emendas simples nos chicotes conectados aos módulos.

sábado, 15 de março de 2014

Posicionamento da caixa de relés Volkswagen 18-310

Volkswagen 18-310, a partir do ano de 2002.

Posicionamento da caixa de relés VW 18-310
Posicionamento da caixa de relés
1 - Relé de buzina;
2 - Relé de ventilação interna;
3 - Relé ar condicionado;
4 - Relé de lanternas;
5 - Relé de acionamento elétrico dos vidros;
6 - Relé de alarme sonoro;
7 - Vago;
8 - Relé de bloqueio de partida;
9 - Relé ar condicionado;
10 - Relé luz de freio;
11 - Relé do temporizador;
12 - Relé de luzes direcionais;

quinta-feira, 13 de março de 2014

Posicionamento dos fusíveis Volkswagen 18-310

Volkswagen 18-310, a partir do ano de 2002.

Posicionamento dos fusíveis VW 18-310
Posicionamento dos fusíveis
1 - Luzes direcionais - 10A
2 - Limpador e lavador do pára-brisas e temporizador (opcional) - 10A
3 - Recírculo do ar condicionado - 10A
4 - Freio motor e luz de ré - 10A
5 - Acionamento elétrico do espelho retrovisor - 10A
6 - Relé de buzinas e luzes de aviso e instrumentos - 4A
7 - Vago
8 - Buzinas - 15A
9 - Lanternas lado esquerdo - 10A
10 - Lanternas lado direito - 10A
11 - Luz alta lado esquerdo - 10A
12 - Luz alta lado direito - 10A
13 - Vago
14 - Luz baixa lado esquerdo - 10A
15 - Luz baixa lado direito - 10A
16 - Iluminação dos instrumentos do painel - 10A
17 - Luz de freio - 10A
18 - Luzes de emergência - 15A
19 - Rádio/toca-fitas e acendedor de cigarro - 20A
20 - Acionamento vidro elétrico da porta - 20A
21 - Eletroventilador e compressor ar condicionado - 25A
22 - Compressor ar condicionado - 4A
23 - Iluminação interna da cabina - 25A
24 - Vago
25 - Tacógrafo - 10A
26 - Ventilação interna - 15A

Cor dos fusíveis
30A - Verde
25A - Branco
20A - Amarelo
15A - Azul
10A - Vermelho
5A - Bronze
4A - Rosa
3A - Violeta

quinta-feira, 6 de março de 2014

Códigos de falha na injeção eletrônica Diesel Volvo D12C e D12D motor (MID 144)

Veja abaixo os principais códigos de falha das unidades de comando do motor (MID 144).

PID 029 - Sensor de posição do pedal do acelerador extra;

PID 029 - Sensor extra de posição do pedal do acelerador;

PID 046 - Pressão do reservatório primário;

PID 084 - Velocidade do veículo;

PID 086 - Piloto automático - velocidade configurada;

PID 091 - Sensor de posição do pedal do acelerador;

PID 150 - Sinal de saída da tomada de força;

PID 152 - VECU, quantidade de reinicializações;

PPID 003 - Saída do relé de partida;

PPID 061 - Combinação improvável da tecla VEB ou do Retardador;

PPID 069 - Interruptor de confirmação da marcha-lenta;

PPID 070 - Alimentação do interruptor do pedal do acelerador;

PPID 071 - Comando de manutenção de velocidade constante e freio motor, interruptor de alimentação;

PPID 072 - Pedal do acelerador, alimentação dos sensores;

PPID 073 - Pedal do acelerador extra, alimentação dos sensores;

PPID 074 - EECU/VECU Alimentação;

PPID 075 - Inibidor do grupo redutor, condição da válvula solenoide;

PPID 076 - Luz de freio, relé de condição;

PPID 079 - Condição da válvula solenoide do inibidor 3/1;

PPID 145 - Interruptor do Dynafleet;

PPID 265 - Alimentação do sensor de velocidade;

PPID 279 - Secador de ar, depósito do elemento desumidificador;

PPID 312 - Secador de ar, regeneração;

PPID 430 - Secador de ar, regeneração;

PSID 001 - Interruptor de controle do retardador;

PSID 002 - Contato da marcha lenta 2;

PSID 003 - Interruptor de confirmação de marcha lenta 3;

PSID 004 - Alavanca de controle do retardador;

PSID 020 - Sinal da tomada de força;

PSID 021 - CAN 1;

PSID 022 - CAN 2;

PSID 025 - Vazamento de ar;

PSID 200 - Interferência na comunicação, link de dados, unidade de controle do motor;

PSID 202 - Interferência na comunicação, link de dados, instrumentos;

PSID 204 - Interferência na comunicação, link de dados, unidade de controle dos freios;

PSID 205 - Interferência na comunicação, link de dados, unidade de controle da caixa de mudanças;

PSID 207 - Interferência na comunicação, link de dados, unidade de controle do seletor de mudanças;

PSID 208 - Interferência na comunicação, link de dados, suspensão pneumática;

PSID 210 - SAE J1939 Mensagem faltante no link de controle MID 216;

PSID 211 - SAE J1939 Mensagem faltante no link de controle MID 219;

PSID 212 - Link de dados, unidade de controle do tacógrafo;

PSID 214 - Link de dados, módulo do implementador;

PSID 230 - Falha de Software;

PSID 232 - J1939-2 Link de controle;

SID 230 - Interruptor de confirmação da marcha lenta 1;

quarta-feira, 5 de março de 2014

Códigos de falha na injeção eletrônica Diesel Volvo D12C e D12D motor (MID 128)

Veja abaixo os principais códigos de falha das unidades de comando do motor (MID 128).

PID 045 - Relé do pré-aquecedor;

PID 049 - Comunicação com o ABS;

PID 085 - Comunicação com o piloto automático;

PID 094 - Sensor de pressão de combustível;

PID 097 - Sensor de nível de água no filtro separador;

PID 098 - Sensor do nível do óleo do motor;

PID 100 - Sensor de pressão do óleo do motor;

PID 102 - Sensor de pressão do turbo;

PID 105 - Sensor de temperatura do ar pós-compressor;

PID 107 - Pressostato indicador de restrição do filtro de ar;

PID 108 - Sensor de pressão atmosférica;

PID 110 - Sensor de temperatura da água do motor;

PID 111 - Interruptor do nível de líquido de arrefecimento;

PID 153 - Sensor de pressão dos gases do cárter;

PID 158 - Alimentação elétrica da UCM;

PID 172 - Sensor de temperatura do ar antes do compressor;

PID 175 - Sensor de temperatura do óleo do motor;

PID 224 - Comunicação com o imobilizador;

PID 228 - Inconsistência do fator K;

PID 231 - Falha no link de controle;

PPID 122 - Eletro-válvula reguladora da pressão do óleo para os balancins (VCB);

PPID 123 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-2;

PPID 124 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-1;

PSID 201 - Interrupção no link de dados;

SID 001 - Unidade Injetora 1;

SID 002 - Unidade injetora 2;

SID 003 - Unidade injetora 3;

SID 004 - Unidade injetora 4;

SID 005 - Unidade injetora 5;

SID 006 - Unidade injetora 6;

SID 018 - Eletro-válvula de drenagem de água do filtro separador;

SID 021 - Sensor de fase;

SID 022 - Sensor de rotação;

SID 026 - Sensor de rotação do ventilador;

SID 033 - Ventilador de arrefecimento;

SID 070 - Pré-aquecedor;

SID 078 - Bomba elétrica de purga do ar;

SID 230 - Informação de contato de mínimo VECU - UCM;

SID 232 - Tensão de referência (5V) dos sensores;

SID 250 - Falha no link de informação (SAE J1587 / J1708);

SID 253 - Falha na memória de dados EEPROM;

SID 254 - Falha na UCM;